Descubra como harmonizar e torne essa data ainda mais especial.
Essa junção de vinho e chocolate pode criar experiências sensoriais únicas e surpreendentes. Sabemos que a arte da harmonização é tão antiga quanto a própria história desses dois tesouros culinários.
E juntos, eles formam uma combinação clássica e sofisticada, trazendo um toque de elegância e sabor às suas celebrações de Páscoa.
Por isso, apresentamos um guia de dicas especiais para cada tipo de chocolate, elaborado pelo nosso sommelier, Wallace Neves.
1. Ao Leite
Para o chocolate ao leite, que apresenta uma doçura mais intensa em comparação aos chocolates amargos, uma combinação excelente é com os vinhos do Porto:
Ruby: Jovem e não safrado, com intensa coloração e sabor frutado.
Tawny: Mais elegante, envelhecido em madeira e com aromas de especiarias e frutas secas devido à oxidação.
2. Chocolate Branco
O chocolate branco, composto principalmente por manteiga de cacau, açúcar e leite, é conhecido por seu sabor doce. Devido à sua natureza de harmonização desafiadora, é ideal combiná-lo com vinhos brancos, ou espumantes, como:
Luis Felipe Edwards Late Harvest (Sauvignon Blanc): Sabor complexo, com aromas que variam de mel a compota de pêssegos e marmelos cozidos. Na boca, é encorpado, com uma doçura refinada e acidez equilibrada, fazendo deste vinho um excelente acompanhamento.
Espumante Garibaldi Moscatel: Ele é suave, cremoso e refrescante, com uma acidez equilibrada e aspecto brilhante. Feito com uvas Moscato Branco e Moscato Giallo, é perfeito para combinar com o chocolate branco.
3. Chocolates 75% ou 85%
Para os apreciadores de chocolates com 75% ou 85% de cacau, aqueles de sabor forte e marcante, temos as mesmas indicações do ao leite: vinhos do Porto. Mas podemos também sugerir vinhos encorpados, como:
Vinho Folha do Meio Reserva: Um rótulo intenso, com notas de compota de framboesa. Tem corpo amplo e fresco, com taninos firmes e maduros. Persistência agradável.
Los Haroldos Reserva: Um vinho encorpado, com taninos suaves, equilibrado e com boa acidez. O gosto persiste por um tempo depois de beber.
E o nacional, Alicante Bourbon da Garbo, que apresenta aromas de especiarias, baunilha, frutas maduras e notas de torrefação. No paladar, é equilibrado, com taninos macios e notas de frutas maduras, proporcionando uma experiência estruturada e agradável.
Lembrando que cada paladar é único, então não tem harmonização certa ou errada. A melhor é aquela que você mais gostar!
Curtiu as dicas? Elas também servem para os Ovos de Páscoa e para as sobremesas a base de chocolates como Mousse, Pavê, Brownie e o delicioso Petit Gateau.
Não tenha medo de testar novas combinações e experimentar diferentes sabores. Conte com o nosso sommelier pra te indicar os rótulos que mais combinam com você!