Descubra o legado enológico de uma das uvas mais versáteis do mundo
No dia 4 de dezembro comemora-se o Dia do Cabernet Franc. Essa uva vermelha que dá origem a deliciosos vinhos está entre as vinte variedades de uva mais plantadas em todo o mundo. Ela é considerada a uva-mãe de duas outras variedades de uvas tintas muito comuns: Merlot e Cabernet Sauvignon.
Conheça um pouco mais sobre esta uva versátil e descubra como combinar uma bela taça de Cabernet Franc com deliciosos pratos.
De onde vem o Cabernet Franc?
A variedade Cabernet Franc é nativa da região do Loire, no centro da França, e ao lado do Cabernet Sauvignon e do Merlot, os três compõem o célebre “Bordeaux blend”, o típico blend tinto nascido no terroir de Bordeaux.
No Brasil, a uva foi introduzida no Rio Grande do Sul por volta de 1900 pela Estação Agronômica de Porto Alegre. Teve seu auge no Estado entre as décadas de 1970 a 1980, quando foi uma das variedades de uva mais cultivadas e base dos vinhos finos tintos brasileiros nesse período. Nesse tempo produziu alguns dos melhores vinhos tintos do Brasil!
Notas de degustação do Cabernet Franc
Geralmente, o Cabernet Franc é um vinho tinto redondo, de corpo médio, quente e com uma frescura muito distinta que o torna um vinho tinto muito agradável e fácil de beber, agradando a todos. Apresenta nuances de pimenta vermelha e preta, folhas e frutas escuras como groselhas, framboesas e mirtilos.
Dicas para uma harmonização infalível:
O Cabernet Franc é um vinho que pode ser acompanhado naturalmente por uma grande variedade de alimentos devido à sua alta acidez e tanino reduzido, o que o torna muito versátil.
1. Pratos à base de tomate e molhos defumados:
Massas com à base de tomate e bem condimentadas com vegetais como pimentão, cogumelos, berinjela assada e lentilhas são uma ótima pedida para combinar com uma taça do uruguaiano Garzón, disponível na Adega Bigmais.
2. Carnes
Cabernet Francs mais complexos são perfeitos para servir em um jantar com cordeiro e carne bovina, enquanto estilos mais leves e frescos de Cabernet Franc são a melhor escolha se você estiver servindo atum, salmão ou pato. Uma dica extra é servir com molhos, como o barbecue, e legumes salteados. Aposte em uma taça do argentino Los Haroldos.
3. Queijos
Se o seu objetivo é combinar uma taça do brasileiro Terroir, das vinícolas Valduga, as melhores harmonizações virão acompanhadas de: Brie, Camembert, Queijo Azul, Queijo de Cabra, Gorgonzola e Gouda envelhecido.
#BigCuriosidade
Um fato curioso sobre essa uva é a longa lista de diferentes nomes usados para se referir a ela. Trouxemos alguns deles para a próxima vez que você estiver procurando por Cabernet Franc no rótulo, mas não conseguir identificar o nome comum:
- Arrouya
- Aceria
- Bouchy
- Burdéas Tinto
- Cabernet Aunis
- Capbreton Vermelho
- Fer Servandou
- Petit Viodure
- Trouchet Noir
- Veronais