Logotipo Bigmais Supermercados

Como Minas Gerais se tornou sinônimo de gastronomia?

Você já parou para pensar que todo costume tem um começo? Pois é, uma tradição só é passada adiante porque alguém a iniciou. Com a culinária do segundo estado mais populoso do Brasil não seria diferente.

Minas Gerais é um lugar rico em cultura e história, e sua gastronomia merece todos os títulos e grandezas atribuídos a ela. As características marcantes dos pratos que conhecemos hoje surgiram há mais de 300 anos, durante o ciclo do ouro no Brasil Colônia. Nesse período, muitos exploradores buscavam riquezas, passando dias e mais dias levando esses tesouros para outras cidades. Dessa forma, as refeições precisavam fornecer a sustância necessária para manter a energia desses homens, e foi assim que muitas comidas do dia a dia surgiram.

image 2

Além disso, a agricultura local era pouco desenvolvida, limitando a diversidade de ingredientes. O improviso, então, tornou-se o melhor amigo daqueles que viviam na região. Com ingredientes limitados, a criatividade na cozinha era essencial.

UM TEMPERO ESPECIAL

A diversidade de sabores na culinária mineira surgiu da convivência entre diferentes grupos de pessoas. Bandeirantes paulistas, tropeiros gaúchos, trabalhadores braçais de várias regiões do país e representantes cariocas da coroa trouxeram suas receitas, que foram adaptadas às condições da época e aos ingredientes tradicionais da região.

Até hoje, memórias gustativas são passadas adiante, fortalecendo laços através do paladar. Afinal, esse é o principal ingrediente da culinária mineira.

CONHEÇA ALGUMAS DELICIAS E SUAS CURIOSIDADES

brigadeiro boleo quiejo11

A combinação que amamos tem uma origem que muita gente não conhece. Ela teria surgido pelas mãos dos portugueses, que buscavam substituir a marmelada pela goiabada combinada ao tradicional queijo minas padrão. Daí surgiu essa junção saborosa e muito prática, que arranca suspiros e surpreende paladares.

Como fazer feijao tropeiro11

A receita do feijão tropeiro foi criada pelos vizinhos paulistas, os bandeirantes, no século XVI ou XVII. Esses exploradores saboreavam o prato durante suas travessias pelo interior do Brasil em busca de ouro e metais preciosos, especialmente em Minas Gerais. Como as expedições eram feitas a cavalo, o que tornava impossível o refrigeramento, a junção de alimentos como ovos, feijão, carne de porco e farinha deu origem a um dos pratos mais amados pelos brasileiros.

pexels japy 2045029911

A estrela da vez é, também, um mistério. Ninguém sabe exatamente como surgiu a deliciosa bolinha de queijo, mas acredita-se que seja uma variação da chipa paraguaia. Os primeiros registros do pão de queijo brasileiro são da década de 1950. Mas só em 1960 a receita foi popularizada pela cozinheira mineira Arthêmia Chaves Carneiro, que vendia a iguaria em vários restaurantes. Embora sua origem exata seja desconhecida, o pão de queijo conquistou corações e paladares no Brasil e no exterior.

main Paulo Vilela shutterstock.com 1600x90011 1

A popularização da cachaça em Minas Gerais começou com a descoberta do ouro, que atraiu pessoas de todo o país. Eles construíram as primeiras cidades nas montanhas frias da Serra do Espinhaço, patrimônio do estado.

A cachaça passou a ser usada para suportar as baixas temperaturas da região, e com a queda na popularidade dos vinhos portugueses, a coroa decidiu taxar a cachaça, gerando tensão e conflitos. A partir daí, a bebida se tornou um símbolo de resistência contra a dominação portuguesa, especialmente entre os apoiadores da Inconfidência Mineira.

Hoje, a cachaça é parte indispensável dos bons momentos e celebrações!

A culinária mineira é um patrimônio cultural que narra histórias de improviso, convivência e criatividade. Cada prato faz parte da rica herança de Minas Gerais, transmitida de geração em geração, preservando os sabores e tradições dessa terra. Ao degustar uma boa refeição mineira, não saboreamos apenas a comida, mas também celebramos a história e a cultura do povo.

Você também pode gostar desses...
crossmenuchevron-down linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram