A dengue representa uma ameaça persistente e, em 2024, tem sobrecarregado os hospitais em todo o Brasil.
Por isso, é importante que adotemos medidas simples de combate. Hoje, trouxemos dicas de cuidados essenciais para proteger-se contra o vírus transmitido pela picada do mosquito Aedes aegypti.
Vale lembrar que os sintomas da dengue vão desde febre alta, dores de cabeça e musculares intensas até náuseas e erupções cutâneas. Mas esteja atento a sintomas mais graves, como hemorragias, dificuldades respiratórias e dor abdominal intensa, porque elas podem indicar complicações sérias.
Medidas preventivas, como o controle do mosquito transmissor e a eliminação de criadouros, desempenham papel vital na redução da propagação da doença.
O autocuidado também é fundamental; invista na sua saúde e na da sua comunidade por meio de um trio simples, mas poderoso: inseticidasConfira a seleção de inseticidas disponível no Bigmais. More, repelentes e cuidados preventivos.
Inseticidas:
Escolha inseticidasConfira a seleção de inseticidas disponível no Bigmais. More confiáveis para eliminar mosquitos e suas larvas. Aplique nos pontos estratégicos da sua casa, como áreas onde a água pode acumular e tornar-se foco de reprodução do mosquito.
Repelentes:
Para tornar-se quase invisível para os mosquitos, use repelentes de qualidade. Escolha produtos com proteção duradoura e não esqueça de aplicar o repelente nas áreas expostas da pele sempre que sair, principalmente durante o amanhecer e entardecer, quando os mosquitos estão mais ativos.
Cuidados preventivos:
Além disso, alguns cuidados coletivos podem ajudar a reduzir a contaminação, veja a cartilha de cuidados divulgada pela Secretaria de Saúde de Minas Gerais (SES-MG):
Lembre-se, a dengue é uma batalha que depende da união de todos. Ao seguir essas medidas simples, você contribui para um ambiente mais saudável e protegido contra esse grave problema de saúde pública.