Preparamos um guia completo para você descobrir qual é a taça mais apropriada para o seu rótulo preferido!
A escolha da taça certa de acordo com cada tipo de vinho faz a diferença na sua experiência de degustação, desde o aspecto da bebida até as sensações olfativas e gustativas que ela proporciona.
Neste guia, que tem como referência o material da Casual EXAME e Wine Club, mostramos a você como escolher a taça mais apropriada para cada tipo de vinho ou espumante.
Prefira taças de cristal
A seleção já começa pelo material da taça: as de cristal devem sempre ser a sua primeira opção, por serem mais finas, transparentes e brilhantes, além de possuírem o chumbo na composição, que garante que os aromas do vinho se abram, o que são características ideais para apreciar a aparência e textura do vinho.
Por serem mais grossas e um pouco translúcidas, as de vidro não oferecem o mesmo efeito de visualização nítida da bebida. O vidro também não possibilita a mesma experiência olfativa, tornando os aromas do vinho mais fechados e tímidos.
Outra dúvida que muita gente tem é sobre como segurar a taça: você deve segura-lá pelo pé ou pela haste, nunca pelo bojo. Assim, a temperatura ideal do vinho é mantida por mais tempo.
Taças para vinhos tintos
As taças recomendadas para degustar esses vinhos são mais largas e bojudas (ovaladas), devido à importância da evaporação do álcool para tornar o sabor do vinho mais suave e seu aroma mais intenso.
TAÇA BORDEAUX
A taça Bordeaux, que tem o bojo mais alto, estreito e a boca mais fechada, é indicada para vinhos encorpados e ricos em taninos, pois o tamanho da borda permite uma maior apreciação das características olfativas do vinho.
Estas são ideais para vinhos das uvas Cabernet Sauvignon, Cabernet Franc, Merlot, Syrah e Tannat.
TAÇA BORGONHA
Esse tipo de taça também é adequada para apreciação dos vinhos tintos. A Borgonha possui um bojo e boca bem grandes para que a bebida entre em maior contato com o ar.
É indicada para vinhos mais leves, com acidez elevada e taninos baixos, como o Pinot Noir, Barbera, Nebbiolo, Gamay e Grenache.
Taças para vinhos brancos e rosés
Esses vinhos pedem taças de tamanho médio, que não deixam a bebida esquentar rápido e preservam as características dos seus aromas.
TAÇA CHARDONNAY
A taça Chardonnay tem o bojo redondo e largo, parecida com a da Borgonha. Os vinhos com Chardonnay, Semillon e Viognier podem ser bem apreciados nesse tipo de taça.
TAÇA SAUVIGNON BLANC
Para os vinhos leves, as taças no estilo Sauvignon Blanc são perfeitas! Por serem mais altas e estreitas, elas diminuem o contato do vinho com o ar, preservando sua temperatura e realçando seus aromas frutados. Alguns tipos de vinhos que podem ser servidos nessa taça: Pinot Grigio, Sauvignon Blanc, Alvarinho e Vermentino.
Taças para espumantes
TAÇA FLÛTE
O estilo de taça clássico para beber vinhos espumantes é a flûte. Com a sua estrutura longa e estreita, o formato possibilita a melhor apreciação das borbulhas (perlage).
Porém, atualmente a taça tipo flauta vem perdendo popularidade porque a sua boca mais fechada inibe os aromas. Por isso, especialistas em vinho tem recomendado uma taça para vinho branco como alternativa, como uma Sauvignon Blanc, que permite que aromas intensos se mostrem ao olfato.
Taça Mostra de Vinhos Bigmais
Na nossa Mostra de Vinhos, utilizamos a taça universal, que é a escolha perfeita para degustar quase todos os vinhos. A taça desse estilo padrão é uma opção mais versátil, com um bojo grande e borda estreita, ela concentra bem os aromas dos vinhos e espumantes.
Agora que você conhece as diferentes opções de taças para degustar os seus rótulos, garanta os modelos da melhor qualidade aqui no Bigmais!
Mas, claro, para saborear bem os seus vinhos, uma boa taça universal é suficiente. Não existe uma regra, apenas sugestões, o importante é apreciar!
Quer explorar mais do universo dos vinhos?
Participe da 6ª edição da nossa Mostra de VinhosConfira! More, no dia 7 de junho, e experimente mais de 100 rótulos de vinhos e espumantes de vinícolas mundialmente reconhecidas.