Logotipo Bigmais Supermercados

Páscoa: descubra a doce história por trás dos ovos de chocolate

Antigamente, pintar ovos era o ponto alto da data, mas hoje em dia é difícil pensar em Páscoa sem pensar em chocolate!

Mas como essa troca de carinho em forma de doce se popularizou? Vem saber como tudo começou — continue lendo para descobrir!

A tradição de trocar ovos na Páscoa tem suas origens em práticas pagãs milenares.

Os egípcios, persas e romanos consideravam o ovo um símbolo de renascimento e fertilidade, fortemente associado aos festivais de equinócio da primavera — que coincide com a época da Páscoa no hemisfério Norte.

Os ovos, geralmente de galinha, eram decorados com cores vibrantes e desenhos festivos, tudo para representar o florescer da nova estação.

image 14

Mais tarde, para os cristãos, isso se tornou a maneira perfeita de celebrar a história da ressurreição de Jesus, já que, por forte influência da época medieval, a figura arredondada era associada à ideia de vida que renasce.

Com o passar do tempo, os ovos tornaram-se mais requintados, e os nobres passaram a trocar versões de porcelana, vidro, pedra, madeira e até escamas. Mas o melhor ainda estava por vir!

ORIGEM DO CHOCOLATE

O chocolate foi inventado pelos povos da Mesoamérica, uma região na América Central onde hoje estão o México, Guatemala, El Salvador, Belize e Honduras. Os olmecas e maias foram alguns dos povos que criaram o chocolate. Depois, os espanhóis levaram o chocolate para a Europa quando conquistaram e colonizaram essas áreas.

Os primeiros ovos de chocolate surgiram no século 18, na França. Os confeiteiros franceses tiveram a ideia de esvaziar ovos e enchê-los com uma mistura à base de cacau.

image 13

A ideia ficou popular e os ovos de chocolate se tornaram um símbolo importante, porém, continuaram a ser artigos da realeza.

A POPULARIZAÇÃO

No entanto, tudo mudou quando, em 1847, a renomada empresa Fry's, agora parte da tradicional fábrica inglesa Cadbury — você pode encontrar alguns produtos dessa marca incrível aqui no Bigmais — lançou as primeiras barras de chocolate, transformando completamente o mercado. Com a maior popularização dessa forma de consumo, surgiram novidades.

image 6

Em 1873, começou de fato a comercialização do primeiro ovo de chocolate industrializado, o que marcou uma mudança significativa.

Embora continuassem sendo símbolos de riqueza até o início do século 20, esses ovos já estavam disponíveis para um público mais amplo. Algumas pessoas chegavam até mesmo a guardar esses ovos como verdadeiros tesouros, sem nunca saboreá-los, transformando-os em verdadeiros souvenirs.

Foi somente nas décadas de 1960 e 1970 que os supermercados começaram a disponibilizar ovos de chocolate a preços mais acessíveis, e desde então eles estão presentes em muitos lares.

No Brasil, a tradição de presentear com Ovos de Páscoa de chocolate teve início na década de 1930, com a chegada dos imigrantes europeus. 

PÁSCOA BIGMAIS

Agora que você já conheceu como essa prática surgiu e continuou até hoje, que tal lembrar da primeira vez que ganhou um ovo de Páscoa?

A alegria de encontrar uma surpresa divertida escondida entre as metades de chocolate. Agora, pense em quem te deu esse presente tão especial.

Isso demonstra como a Páscoa não é uma simples celebração dos amantes de chocolate, e sim um momento repleto de amor e carinho! Que tal se presentear ou presentear alguém com um mimo delicioso nesta época tão especial?

OVO BIG PUDIM 2 edited scaled

Desde os sabores tradicionais do mercado até os gourmet da produção exclusiva da Padaria Bigmais, nosso catálogo de ovos é diferenciado!

Você também pode gostar desses...
crossmenuchevron-down linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram